O que esperar dos principais campeões estaduais para a temporada?
- vitorgregorioa
- 24 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Os principais estaduais ao redor do Brasil já chegaram ao fim e tiveram seus campeões definidos. Em meio a Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil e início do Campeonato Brasileiro (A, B, C e D) quem tem potencial para chegar longe nas competições que disputa, tendo sob análise plantel, estilo de jogo, coletivo e individual de cada atleta? Bora conferir cada um desses clubes especiais e ver até onde podem chegar.

Campeonato Carioca: Flamengo!
Jogo 1 – Fluminense 1 x 1 Flamengo
Jogo 2 – Flamengo 3 x 1 Fluminense
A hegemonia rubro-negra no século XXI é incontestável. Desde 2001, Flamengo ganhou onze vezes o título carioca, contra quatro do Botafogo, três do Fluminense e três do Vasco (seus principais rivais).
Flamengo é um time de altos investimentos, mas também de grande vocação para descobrir e lançar jovens garotos ao profissional. Nos últimos anos, inclusive, o clube revelou atletas que hoje atuam no universo europeu: Vinicius Junior (Real Madrid), Lucas Paquetá (Lyon) e Reinier (Borussia Dortmund).
Os onze títulos no século XXI, sendo o sexto tricampeonato da história, são razões de orgulho para o torcedor rubro-negro. E também momento de reflexão e trabalho para os rivais.
Analisando o plantel, que é recheadíssimo de grandes nomes, e estilo de jogo de Rogério Ceni, que passa muito pelo ofensividade e manutenção da posse de bola, o Flamengo é, por mais um ano, um dos clubes favoritos a conquistar tudo o que vier pelo caminho (Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil).

Campeonato Paulista: São Paulo!
Jogo 1 – Palmeiras 0 x 0 São Paulo
Jogo 2 – São Paulo 2 x 0 Palmeiras
São Paulo acaba com jejum de 16 anos. Desde 2005, não conquistava um título paulista. Além disso, acaba com uma espera de nove anos sem conquistas: o último título tinha sido a Sul-Americana de 2012.
O tricolor paulista de 2021 é competitivo, insistente e bem organizado taticamente. Crespo chegou para organizar a casinha, impor um estilo tático diferente, principalmente pelo uso dos três zagueiros, e tornar a equipe propositiva e agressiva.
Dessa forma, assim como o Fla, São Paulo é um clube que briga pela conquista de todas as competições que tem pela frente (Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil). Vale destacar as importantes peças que o time conta para a temporada, como Benítez, Miranda, Orejuela, Eder, entre outros.

Campeonato Gaúcho: Grêmio!
Jogo 1 – Internacional 1 x 2 Grêmio
Jogo 2 – Grêmio 1 x 1 Internacional
Grêmio, agora de Tiago Nunes, conquista o título gaúcho pela quarta ano consecutivo. Tricolor gaúcho não perde para o Inter desde 2014. De lá pra cá, são 18 jogos, sendo 11 empates e sete vitórias gremistas.
Equipe de Tiago Nunes teve o artilheiro da competição (Diego Souza, com sete gols) e a defesa menos vazada, com 12 gols sofridos. Com estilo de jogo similar ao de Renato Gaúcho, Tiago organiza seu time visando o gol a todo instante, e conta com dois pilares importantes: Maicon e Thiago Santos (recém-chegado). Eles dão sustentação ao meio e contam com Matheus Henrique para a criação das jogadas ofensivas.
Além disso, a equipe conta com uma base muito forte, que sempre tem bons nomes figurando no profissional. A bola da vez é Ferrinha, que ganhou a titularidade por pelas boas atuações.
Os comandados de Tiago Nunes têm enormes potenciais e brigarão, assim como os demais times já citados, por títulos importantes ao logo do ano (Sul-Americana, Brasileirão e Copa do Brasil).
A equipe se tornará ainda mais forte com a chegada de Douglas Costa, que tem velocidade, alto poder de finalização e extrema noção de jogo. Suas qualidades, que foram aprimoradas na Europa, irão se sobressair bastante no cenário brasileiro.

Campeonato Mineiro: Atlético-MG!
Jogo 1 – América-MG 0 x 0 Atlético-MG
Jogo 2 – Atlético-MG 0 x 0 América-MG
Com a igualdade no placar nos dois confrontos, o Galo conquistou o 46º título da sua história - por ter feito a melhor campanha na fase de classificação. Cuca tem em suas mãos um dos melhores planteis do futebol brasileiro. O investimento feito pela equipe mineira é invejável. Hulk, Nacho Fernandez, Zaracho, Tchê Tchê, Vargas...são apenas alguns dos grandes nomes da equipe.
Um time forte em todos os setores do campo, que promete fazer uma excelente temporada, sendo um dos favoritos a título das competições que disputa (Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil).
A qualidade individual dos atletas é o que mais se sobressai. Cuca, vice-campeão da América com o Santos na temporada passada, ainda recebe fortes críticas da torcida. O estilo de treinador não condiz tanto com o que ele tem em mãos. Porém, tem conseguido importantes resultados ao longo dos jogos.

Campeonato Cearense: Fortaleza!
Jogo único – Fortaleza 0 x 0 Ceará
Fortaleza segurou um empate em 0 a 0 com o Ceará e levou para casa mais um troféu do Campeonato Cearense. Esse é o 44º título da história do clube, sendo este o terceiro tricampeonato vencido pelo Leão do Pici. Detalhe que esse é o primeiro troféu conquistado pelo recém-chegado treinador argentino Vojvoda na equipe cearense.
Fortaleza tem tudo para manter uma boa sequência de trabalho nesta temporada. Com um plantel equilibrado, contando com Lucas Crispim, Pikachu, Matheus Jussa, Benevenuto, Wellington Paulista, entre outros, Vojvoda pode alçar voos bem interessantes tanto no Brasileiro quanto na Copa do Brasil, competições que a equipe tem pela frente.

Plus - Campeonato Capixaba: Real Noroeste!
Jogo 1 – Real Noroeste 0 x 0 Rio Branco-VN
Jogo 2 – Rio Branco-VN 1 (7 x 8) 1 Real Noroeste
Os merengues capixabas perseguiam o Capixabão desde 2012, ano em que entraram para a disputa pela primeira vez. Nos últimos quatro anos, o clube bateu na trave por duas vezes (vice em 2018 e 2019). Mas, em 2021 a tão sonhada conquista chegou.
Com a vitória decretada nos penais, o título do Campeonato Capixaba garantiu ao Real Noroeste vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e nas Copas Verde e do Brasil, todas em 2022.
Apesar de o ano seguinte ser recheado, o clube de Águia Branca agora entra em recesso. O time deve voltar a campo oficialmente apenas em setembro, quando é iniciada a Copa Espírito Santo 2021. Competição em que chega forte pela busca do título por conta da conquista recente do Capixabão.
E aí, torcedores, o que acham das campanhas até aqui dos clubes? Estão dentro dos parâmetros que se esperava? Nos resta aguardar por esta temporada que está só se iniciando.
Teremos muitos grandes jogos pela frente, com duelos táticos e técnicos de encher os olhos. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
Redes Sociais:
Comments