Marco Reus: uma história de superação e amor à camisa
- vitorgregorioa
- 14 de mai. de 2021
- 3 min de leitura

Você certamente já deve ter ouvido falar do alemão Marco Reus, seja por suas várias lesões ou por sua incontestável habilidade dentro das quatro linhas. Hoje, Reus é um dos maiores nomes da história do Dortmund, mas para chegar até lá ele trilhou um longo caminho.
A história de Reus no futebol começou em 1994, quando ainda muito jovem atuava nas categorias de base do Post SV Dortmund, uma equipe de sua cidade natal. Ele ficou no clube por mais dois anos até se transferir para o Borussia Dortmund. Lá, o atleta ficou por 10 temporadas na base antes de fechar com o Rot Weiss Ahlen na temporada 2004/05.
Apesar disso, ao chegar no novo clube, ainda passou pelo sub-17 e sub-19, e somente aos 19 anos que Marco fez sua estreia como profissional, jogando pela segunda divisão alemão. Já nos seus primeiros passos como atleta profissional, começou a ganhar espaço e sua equipe terminou a competição em 10ª colocação.
Ao fim da temporada, o jovem garoto despertou o interesse do Borussia Monchengladbach, que o levou por cerca de 1 milhão de euros. Ele assinou com o Gladbach um contrato até junho de 2013.
Com o passar do tempo, Reus começou a se tornar o grande destaque dos Potros, com toda sua qualidade de criação e finalização. Chegou a ser o artilheiro do time na temporada 2010/11 marcando 13 gols. Na seguinte, 2011/12 continuou a manter a boa fase e chegou a marcar 21 gols em 37 jogos, sendo eleito o melhor jogador do ano na Alemanha.
A partir daí, sua história tomou outros rumos. Reus chamou a atenção do futebol europeu, principalmente do Dortmund. Em 2012, assinou por cinco temporadas com o clube – transferência que girou em tornou de 17,5 milhões de euros.
“Woodyinho”, como carinhosamente é chamado pelos fãs, ganhou grande relevância dentro do clube. Quem poderia esquecer do trio ofensivo de 2013 do Dortmund? Lewandowski, Gotze e Reus aprontavam o que queriam dentro das quatro linhas.
Mas, toda a história tem um fim. Lewa e Gotze acabaram se transferindo para o rival, Bayern de Munique. Apesar de muitas propostas vindas da Europa, Reus se manteve fiel ao Dortmund e continuou escrevendo seu legado.
Nesse meio tempo, Marco sofreu bastante com lesões, que o tiraram, inclusive, de uma Copa do Mundo. Era 2014, ele já estava cotado para viajar ao Brasil, porém, em um jogo amistoso entre Alemanha e Armenia, o meia sofreu uma grave lesão e foi cortado do elenco. Há época, Reus era considerado o maior talento do futebol alemão. Em 2016, a mesma história. Uma inflamação na virilha tirou o craque da disputa da Eurocopa daquele ano.
Marco Reus se mostrou um atleta bastante persistente e, não atoa, atua em alto nível até os dias de hoje com a camisa auri-negra. Na última quinta-feira (13), entrou em campo diante do RB Leipzig para disputar a final da Copa da Alemanha. O craque foi um dos grandes destaques da sua equipe e ajudou seu clube a erguer o troféu após uma vitória por 4 a 1, dando duas assistências e sendo um dos principais nomes do jogo.
Esse foi mais um troféu a entrar na galeria de títulos do alemão com a camisa do Dortmund. Ao todo, ele soma duas copas da Alemanha (2016/17 e 2020/21) e três supercopas da Alemanha (2013, 2014 e 2019), fora os seus prêmios individuais, como futebolista alemão do ano (2012 e 2019), líder de assistências da Bundesliga (2013/14), entre outros.
Sorte na vida? Acredito que não. Marco Reus é um exemplo de amor ao clube e dedicação dentro de campo. Mesmo com lesões que o tiraram de grandes eventos esportivos, o atleta se manteve firme e esperançoso. Hoje, é líder nato do Dortmund e uma referência futebolística não apenas em seu clube, mas em todo o planeta.
Redes Sociais:
Comments