Fatos curiosos da Eurocopa
- vitorgregorioa
- 17 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

A Eurocopa reúne as melhores seleções europeias e os melhores craques do planeta. É um verdadeiro festival de grandes jogadas, bons duelos táticos e técnicos, zebras, golaços e vibração. Ah, e tem um fato maneiríssimo ligado especialmente a esta edição. A Euro 2020 está celebrando os 60 anos da criação do campeonato.
Devido à pandemia do coronavírus, a Eurocopa acabou sendo adiada para este ano de 2021 – mesmo assim, manteve a ideia de “Euro 2020”. Apesar disso, a comemoração se manteve de pé. E o mais bacana disso tudo é que a competição marca a reabertura dos estádios europeus para o público. Isso porque, o vírus na Europa tem situação controlada.
Esse super torneio é recheado de muitas histórias, peculiaridades e curiosidades, sabia? Pensando nisso, resolvi trazer alguns fatos marcantes e interessantes relacionados a Euro, já que vivemos este clima de empolgação com esses grandes jogos que estão rolando. Bora lá? Se liga!

Você sabe quais são os maiores campeões da Eurocopa? Espanha e Alemanha!
Espanha conquistou a Eurocopa em 1964, 2008 e 2012. Já a Alemanha, levou em 1972, 1980 e 1996. Dois títulos alemães foram conquistados pela Alemanha Ocidental (1972 e 1980), apesar disso, os troféus foram considerados da Alemanha após a reunificação do país.

Quais os estreantes da atual edição? Macedônia do Norte e Finlândia!
A Macedônia do Norte não é uma seleção que “dorme no ponto”. Os comandados de Angelovski conquistaram a divisão inferior da Nations League, se classificaram para a Euro e atingiram 62% de aproveitamento nessa caminhada.
A Finlândia é um país do extremo norte da Europa, com aproximadamente 5,3 milhões de habitantes. Atletas e comissão técnica comentaram que essa classificação inédita mexeu com o povo.

Sabe qual o jogador mais jovem a atuar nesta Euro 2020? Jude Bellingham!
Ele se tornou o atleta mais jovem a disputar uma partida pela Eurocopa 2020. Com 17 anos e 349 dias, Jude entrou em campo na estreia da Inglaterra, que venceu a Croácia por 1 a 0. Porém, alerta ligado. O meia inglês pode ser ultrapassado pelo polonês Kacper Kozlowski, caso entre em campo por sua seleção. Ele tem 17 anos e 239 dias.

Quem são os três maiores artilheiros da história da Euro? Cristiano Ronaldo, Platini e Shearer!
O astro português Cristiano Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história da Eurocopa nesta atual edição. No primeiro jogo de Portugal, marcou dois gols e se isolou na ponta da artilharia. (Gols por edição - 2004: 2 gols, 2008: 1 gol, 2012: 3 gols, 2016: 3 gols e 2020: 2 gols).
Platini, lendário jogador francês, foi por muitos anos o maior artilheiro da competição – até ser ultrapassado por CR7. O mais incrível é que o ex-atleta marcou seus nove gols em apenas uma edição, nesse caso, em 1984.
O inglês Alan Shearer figurou em três edições de Euro, mas marcou em apenas duas. Em 1992, não balançou as redes. Mas, em 1996, guardou cinco, e em 2000, dois.

Qual foi a maior goleada da Eurocopa? Holanda 6 x 1 Iugoslávia!
A vitória mais elástica aconteceu em 2000, nas quartas de final. A Holanda venceu a Iugoslávia por 6 a 1, com uma grande atuação de Kluivert, autor de três gols, e de Overmars, que marcou dois. Govedarica, contra, fechou a goleada.
E aí, o que achou das informações? A Eurocopa, que comemora seu 60º aniversário tem bastante história. São anos e anos de muitas emoções. E se você quer ficar ainda mais ligado no que rola nesta edição de Euro, acesse as redes sociais do Fala Greg e confira os conteúdos. Dá um confere:
Comments